Data: 27/04/2020 - Professora: Fabiana Rodrigues - Disciplina: Língua Portuguesa - Conteúdo: Interpretação texto,Atividades de fixação(tipos de predicados, produção de texto: gênero poema

        
        Bom diaaaa,hoje estamos iniciando a quarta semana com as aulas a distância.Espero encontrá-los firmes e fortes para que possamos desenvolver um bom trabalho juntos.
        Leia o texto abaixo e com atenção faça a interpretação no caderno com cabeçalho e letra legível!                                 Interpretação de Texto

Mascarados
Saiu o Semeador a semear
Semeou o dia todo
e a noite o apanhou ainda
com as mãos cheias de sementes.

Ele semeava tranquilo
sem pensar na colheita
porque muito tinha colhido
do que outros semearam.

Jovem, seja você esse semeador
Semeia com otimismo
Semeia com idealismo
as sementes vivas
da Paz e da Justiça.

CORALINA, Cora. Mascarados.
Acesso em: <https: //bit.ly/2B2g7XN>.
Acesso em: 29 set. 2018.
         
1) O poema de Cora Coralina apresenta uma ação que aparece em todo o texto. Que ação é essa?

2) Transcreva o poema, organizando-o em três partes:
1ª parte
Saiu o Semeador a semear
Semeou o dia todo
e a noite o apanhou ainda
com as mãos cheias de sementes.

2ª parte
Ele semeava tranquilo
sem pensar na colheita
porque muito tinha colhido
do que outros semearam.

3ª parte
Jovem, seja você esse semeador
Semeia com otimismo
Semeia com idealismo
as sementes vivas
da Paz e da Justiça.


a) Agora, copie as palavras e expressões a seguir, associando-as a cada uma das partes do poema.
ação
esperança
trabalho
obra inacabada
senso de coletividade
perseverança


b) Que outras palavras ou expressões podem ser associadas a cada parte do poema?




3) Releia estes versos:
[...] e a noite o apanhou ainda
com as mãos cheias de sementes.

a) No trecho destacado, a autora personifica o substantivo noite, ou seja, empresta a esse substantivo uma ação atribuída a pessoas, uma ação humana. Como se dá nessa frase a personificação?

4) Leia a informação do quadro a seguir:

          Figuras de linguagem são recursos estilísticos utilizados na linguagem oral e escrita que aumentam a expressividade da mensagem. Os recursos estilísticos podem ser de ordem sintática, sonora ou de sentido, e o autor os utiliza para se expressar com elegância, arte e estilo.
          A personificação ou prosopopeia constitui-se de uma figura de linguagem caracterizada pela atribuição de características próprias de seres humanos a seres inanimados.
          A aliteração constitui-se de uma figura de linguagem caracterizada pela repetição de sons de consoantes iguais ou semelhantes, normalmente no início das palavras que compõem versos ou frases, mas que também pode estar no meio ou no fim.
          Metáfora é uma constitui-se de uma figura de linguagem e também recurso expressivo que transfere o sentido literal, próprio de uma palavra, para um sentido conotativo, figurado, por meio de comparação sem utilizar os termos que caracterizam uma comparação. Nesse caso, a palavra é utilizada com a intenção de que um sentido implícito se manifeste e conduza à interpretação do que está sendo dito.

  Ainda no caderno de língua portuguesa, copie responda as atividades de fixação .                                                                                                                                                                                                                                     Gramática
O adolescente

A vida é tão bela que chega a dar medo.
Não o medo que paralisa e gela,
estátua súbita,
mas

esse medo fascinante e fremente de curiosidade que faz
o jovem felino seguir para a frente farejando o vento
ao sair, a primeira vez, da gruta.

Medo que ofusca: luz!

Cumplicemente,
as folhas contam-te um segredo
velho como o mundo:

Adolescente, olha! A vida é nova…
A vida é nova e anda nua
— vestida apenas com teu desejo!

QUINTANA, Mário. Nariz de vidro. São Paulo: Moderna, 1984.

GLOSSÁRIO
Fremente: agitado; cheio de emoção.
Súbita: inesperada, rápida.

1) Descreva a estrutura do poema, considerando:
a) a quantidade de versos;

b) a quantidade de estrofes;

c) as rimas.

2) Releia os versos a seguir:
esse medo fascinante e fremente de curiosidade que faz
o jovem felino seguir para a frente farejando o vento
ao sair, a primeira vez, da gruta.

a) Algumas palavras provocam nossa imaginação e nos fazem recordar algo, alguém ou uma situação vivida. Do que a palavra vento faz você lembrar? E a palavra gruta?  

b) Em sua opinião, quais dos termos a seguir podem ser associados às palavras vento e gruta no contexto em que foram utilizadas no poema? Justifique suas escolhas.
                        aventura                              futuro                         medo
                                             mundo                           novidade

c) Localize, nesses versos, palavras utilizadas de modo figurado. Essas palavras se referem a que tipo de ser?

d) A partir dessa utilização, a que o adolescente é comparado, de maneira figurada?

e) Você concorda com a comparação proposta pelo poeta? Justifique.

3) Que figura de linguagem podemos identificar nos versos a seguir? Explique.
Cumplicemente,
as folhas contam-te um segredo
velho como o mundo:


4) Releia este verso.
as folhas contam-te um segredo
velho como o mundo:

a) Que tipo de predicado temos nesses versos?

b) Qual é o núcleo desse predicado?

5) Transcreva do poema um verso cujo predicado seja nominal.

6) Transforme as duas orações de cada item em uma única oração cujo predicado seja verbo-nominal, fazendo as adaptações necessárias. Veja o exemplo:
I. Os jovens lutam por seus ideais.
II. Os jovens são obstinados.
Os jovens lutam por seus ideais obstinados

a) I. As sementes dos adolescentes germinaram.
   II. As sementes dos adolescentes estavam cheias de vivacidade e entusiasmo.

b) I. A tecnologia estava acessível.
   II. A tecnologia chegou aos lares.


 Terminando as atividades assista ao vídeo e copie no caderno de produção a estrutura do gênero poema.




https://youtu.be/fQn3wdXsUGs

                                                     
Características do poema
Produção de Texto: Estrutura do poema

          Soneto é o nome dado a um poema de forma fixa, que possui quatro estrofes: as duas primeiras são denominadas quartetos ou quadras (estrofes de quatro versos) e as duas últimas, tercetos (estrofes de três versos).
          As quadras ou quadrinhas são estruturas literárias utilizadas com frequência na divulgação da cultura popular. Veja esta quadra, bastante conhecida, e observe como todos os versos foram construídos com sete sílabas, também chamados heptassílabos ou redondilhas maiores.

Sete e sete são catorze
Com mais sete vinte e um
Tenho sete namorados
Mas eu gosto só de um.

          As rimas de um poema podem ser classificadas em internas ou externasRima interna é aquela que acontece dentro do verso. Rima externa é a que acontece no final do verso.

          Chamamos emparelhadas as rimas que se sucedem duas a duas (AABB); opostas as que se opõem (ABBA); alternadas as que se alternam (ABAB); e mistas as que apresentam outros tipos de combinações.

          Como já vimos, poesia é tudo aquilo que evoca o sentimento do belo e é comovente. Portanto, a poesia está presente não só nos poemas, mas em pinturas, fotografias e na própria vida.
          Chamamos poema o texto poético escrito em versos. Cada linha do poema corresponde a um verso, e ao conjunto de versos damos o nome de estrofe. Os poemas podem ou não ter rimas.
          O autor de poemas é chamado poeta. A voz que fala no poema é a do eu poético, que é uma criação do autor.
          Ao escrever poemas, o poeta procura utilizar palavras e expressões de modo original e surpreendente.
          Em geral, emprega a linguagem figurada, o que pode gerar diferentes interpretações daquilo que os poemas expressam. A forma, a sonoridade e o ritmo são recursos explorados pelos poetas na construção de sentidos.
          A intenção de um poema pode ser a de emocionar o leitor, propor uma reflexão ou apresentar os sentimentos, as ideias e as emoções do poeta diante de situações da vida.

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