12/05/2020 - Professora Diolina Pereira Rosa - Disciplina: Matemática - Conteúdo: Equação de 1º grau - Professora: Diolina Pereira Rosa
Bom dia, espero encontrá-los todos bem e com muita disposição para a nossa aula de hoje.
Assista a vídeo aula, leia as informações contídas no texto e resolva as atividades:
https://youtu.be/RkndUNt6DYM
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As equações de primeiro grau são
sentenças matemáticas que estabelecem relações de igualdade entre termos
conhecidos e desconhecidos, representadas sob a forma:
ax+b = 0
Donde a e b são números reais, sendo a um valor diferente de zero (a ≠
0) e x representa o valor desconhecido.
O valor desconhecido é chamado
de incógnita que significa "termo a
determinar". As equações do 1º grau podem apresentar uma ou mais
incógnitas.
As incógnitas são expressas por uma letra qualquer, sendo que as mais
utilizadas são x, y, z. Nas equações do primeiro grau, o expoente das
incógnitas é sempre igual a 1.
As igualdades 2.x = 4, 9x + 3 y = 2 e 5 = 20a + b são exemplos de
equações do 1º grau. Já as equações 3x2+5x-3 =0, x3+5y= 9
não são deste tipo.
O lado esquerdo de uma igualdade é chamado de 1º membro da equação e o
lado direito é chamado de 2º membro.
Como resolver uma
equação de primeiro grau?
O objetivo de resolver uma equação de primeiro grau é descobrir o valor
desconhecido, ou seja, encontrar o valor da incógnita que torna a igualdade
verdadeira.
Para isso, deve-se isolar os elementos desconhecidos em um dos lados do
sinal de igual e os valores constantes do outro lado.
Contudo, é importante observar que a mudança de posição desses elementos
deve ser feita de forma que a igualdade continue sendo verdadeira.
Quando um termo da equação mudar de lado do sinal de igual, devemos
inverter a operação. Assim, se tiver multiplicando, passará dividindo, se tiver
somando, passará subtraindo e vice-versa.
Exemplo
Qual o valor da incógnita x que torna a igualdade 8x - 3 = 5 verdadeira?
Solução
Para resolver a equação, devemos isolar o x. Para isso, vamos primeiro
passar o 3 para o outro lado do sinal de igual. Como ele está subtraindo,
passará somando. Assim:
8x = 5 + 3
8x = 8
8x = 8
Agora podemos passar o 8, que está
multiplicando o x, para o outro lado dividindo:
x = 8/8
x = 1
x = 8/8
x = 1
Outra regra básica para o desenvolvimento das equações de primeiro grau
determina o seguinte:
Se a parte da variável ou a incógnita da equação for negativa, devemos
multiplicar todos os membros da equação por –1. Por exemplo:
– 9x = – 90 . (-1)
9x = 90
x = 10
9x = 90
x = 10
1. Qual a resposta da equação x+30 =
40?
o
10
o
15
o
23
o
12
2.
Qual a resposta da equação
30-20+2x=10?
o
3
o
4
o
8
o
0
o
1
3.
Qual o resultado da equaçao
3x-10+13=-2x+28?
o
1
o
4
o
6
o
7
o
5
4.
Qual a resposta da equação 20x-30=40+30-20?
o
53
o
78
o
90
o
4
o
19
5.
Qual a resposta da equação
-5x+45-89=-90+41?
o
3
o
2
o
6
o
1
o
8
6.
Qual a resposta da equação
10x-20=40+50?
o
12
o
11
o
10
o
9
o
3
7.
Qual a resposta da equação
20-80+2x=10?
o
25
o
95
o
15
o
45
o
35
8.
Qual a resposta da equação
19+2x-13=10-20?
o
9
o
-8
o
-3
o
-1
o
7
9.
Qual a resposta da equação
10x-12+10=+18-20 ?
o
9
o
5
o
0
o
7
o
8
10.Qual a
resposta da equação 13x-23-45=-7x+12
o
2
o
5
o
4
o
1
Ao terminar, encaminhar para o privado.
BONS ESTUDOS!
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