Data:11/05/2020-Professora:Fabiana Rodrigues-Disciplina:Língua Portuguesa-Conteúdo:Interpretação de texto,Uso do Hífen,Produção de texto :Poema
Bom dia !Queridos alunos bem vindos a mais um dia de aula quero poder contar com a participação e o compromisso de vocês.Vamos seguir passo a passo lendo as orientações que foram deixadas e assistindo aos vídeos para então, resolver as tarefas com ca
beçalho,letra legível e muito capricho!
e) Para expressar uma ação acontecida no passado, de que modo a locução têm
beçalho,letra legível e muito capricho!
8º ano
Interpretação de Texto
https://www.metropoles.com/vida-e-estilo/comportamento/êxodo-millennial-jovens-brasileiros-querem-abandonar-o-pais
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Êxodo millennial: jovens brasileiros querem abandonar o país
Pesquisa revela que entre adultos, o desejo atinge 43% da população
Juliana Contaifer │23/06/2018 — 5:12 │Atualizado em 23/06/2018 — 14:52
Em busca de uma nova realidade e com o passaporte em mãos. É isso que boa parte da juventude brasileira idealiza em 2018. De acordo com pesquisa feita pelo Datafolha divulgada no dia 17 de junho, o Brasil vive um verdadeiro êxodo de talentos.
O movimento de jovens que pretendem deixar o país e tentar a vida fora das fronteiras vem aumentando há anos, mas agora atinge um nível alarmante. Entre os entrevistados com idades entre 16 e 24 anos, 62% afirma que trocaria a nação se tivesse condições. Quando se consideram apenas pessoas com mais de 16 anos, a porcentagem é de 43%, o que significaria cerca de 70 milhões de brasileiros prontos para deixar tudo para trás.
A falta de esperança no cenário político, a crise econômica que, desde 2014, não mostra sinais de melhora e o baixo incentivo em educação e pesquisa são algumas das razões que têm levado o jovem brasileiro a desistir do próprio país. E a vontade não fica apenas no campo das intenções: em 2017, foram entregues 21,7 mil declarações de saída definitiva do Brasil à Receita Federal (em 2011, o número foi de 8,1 mil pessoas) [...]
Em primeiro lugar na lista de locais preferidos estão os Estados Unidos. Daniel Rosenthal, diretor da InvestUSA360 (plataforma que oferece ajuda a quem quer morar ou investir nos Estados Unidos), afirma que as famílias de jovens com filhos são os que mais procuram a empresa por querer estabilidade, tranquilidade e esperança em um futuro mais promissor.
“Nossos clientes não suportam mais a crise política e suas anuências, como corrupção, carga tributária e insegurança jurídica. Esses pontos têm gerado uma instabilidade econômica que, por sua vez, causa falta de perspectivas de dias melhores a curto prazo. O brasileiro está cansado e jogando a toalha”, afirma. Rosenthal explica ainda que a maioria das pessoas quer ir embora em definitivo, mas ainda planeja muito mal a mudança. E sua empresa encaminha as demandas para parceiros especializados.
Fuga de cérebros
A pesquisa do Datafolha afirma que 56% das pessoas com ensino superior e 48% das que têm nível médio também optariam por morar fora do país. E, segundo Rosenthal, alguns de seus clientes são executivos, pesquisadores e profissionais qualificados. “Há falta de investimento na área de pesquisa e desenvolvimento e, consequentemente, os profissionais não conseguem realizar projetos, se frustram e acabam desistindo ou do Brasil ou da carreira”,
alerta.
Para ele, uma das preocupações mais latentes é a de que até jovens que não têm curso superior estão sem a esperança e querendo ir embora (o que ajuda a justificar a alta porcentagem da pesquisa entre 16 e 24 anos). “Teremos uma perda irreparável de fuga de cérebros que são importantes para o desenvolvimento e a reestruturação de um novo Brasil”, diz. [...]
CONTAIFER, Juliana. Êxodo millennial: jovens brasileiros querem abandonar o país. Metrópoles, 23 jun. 2018.
Disponível em: <https://bit.ly/2DQSBQN>. Acesso em: 29 set. 2018.
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1) Qual é o assunto central da reportagem?
2) Releia a fala de um dos entrevistados:
“Nossos clientes não suportam mais a crise política e suas anuências, como corrupção, carga tributária e insegurança jurídica. Esses pontos têm gerado uma instabilidade econômica que, por sua vez, causa falta de perspectivas de dias melhores a curto prazo.”
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a) Houve alguma mudança no cenário político, econômico e social brasileiro de 2018, ano em que a reportagem foi escrita, até hoje? Dê sua opinião.
b) A perspectiva de jovens de dias melhores a curto prazo aumentou ou diminuiu de lá para cá?
3) Que relação o subtítulo “Fuga de cérebros” estabelece com o assunto que é desenvolvido nos parágrafos que vêm depois dele?
4) De que modo o assunto dessa reportagem se relaciona com o tem Adolescer deste capítulo?
5) Releia a oração:
“[...] o Brasil vive um verdadeiro êxodo de talentos.”
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a) O verbo viver, nessa oração, é transitivo direto ou indireto?
b) Como se classifica o complemento verbal um verdadeiro êxodo de talentos?
6) Releia esta oração:
“Esses pontos têm gerado uma instabilidade econômica [...]”
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a) Qual é o predicado dessa oração e como se classifica?
b) Qual é o núcleo do predicado?
c) Esse núcleo constitui-se de uma perífrase verbal? Explique.
d) O que a locução verbal têm gerado expressa? gerado deve ser escrita? Como ficará a oração destacada?
I. Uma ação passada e concluída.
II. Uma ação passada e constante.
III. Uma ação presente e constante.
Assista ao vídeo com atenção!
Gramática
Uso do hífen
1) Releia este trecho do texto “Um bom sujeito”, observando as palavras destacadas.
Era só esperar a professora chamá-lo, pensou. Vinte minutos passados, bateu a impaciência. Será que a professora tinha esquecido dele? No quadro-negro, outro menino tinha acabado de grifar os sujeitos das orações que Márcia pedira.
— Parabéns! — a professora cumprimentou os acertos.
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a) Com que objetivo o hífen foi empregado na forma verbal chamá-lo em destaque nesse trecho?
b) E na palavra quadro-negro?
O hífen [ - ] é um sinal gráfico cuja função está associada a uma infinidade de ocorrências da língua: na ligação de palavras compostas; na colocação pronominal; na divisão silábica; na translineação (ato de passar de uma linha para a outra, na escrita, ficando parte da palavra na linha superior e o resto na seguinte); na ligação de algumas palavras precedidas de prefixos etc. Veja algumas ocorrências linguísticas em que o hífen é empregado:
Nos compostos
Emprega-se o hífen nos compostos sem elemento de ligação quando o primeiro termo, por extenso ou reduzido, estiver representado de forma substantiva, adjetiva, numeral ou verbal.
primeiro-ministro decreto-lei
luso-africano joão-ninguém
tenente-coronel boa-fé
afro-brasileiro ano-luz
vaga-lume porta-aviões
porta-retratos mesa-redonda
Usa-se hífen nos elementos repetidos, com ou sem alternância vocálica ou consonântica, como em:
lenga-lenga zás-trás
blá-blá-blá reco-reco
zum-zum zigue-zague
pingue-pongue tico-tico
Observação: Escrevem-se com hífen os compostos que levam apóstrofo: olho-d’água, mestre-d’armas, mãe-d’água.
Receberão o hífen os compostos sem elemento de ligação quando o primeiro elemento for “além”, “aquém”, “recém”, “bem” e “sem”.
recém-casado além-Atlântico
recém-eleito além-mar
aquém-mar bem-criado
bem-aventurado bem-estar
sem-vergonha bem-humorado
bem-ditoso sem-cerimônia
sem-número recém-chegado
Observação: Vários compostos apresentam o advérbio “bem” aglutinado ao segundo elemento, quer este tenha ou não vida à parte: benfazejo, benfeitor, benquerença (e derivados: benfeitoria, benfazer, benquerer, benquisto, benquistar).
Produção de Texto
Estamos vivendo em um período que talvez nunca tínhamos visto nem em filmes de ficção científica, estamos reclusos em nossas casas e talvez mais silenciosos e o silêncio incomoda muita gente pois nos leva a refletir. Pense em como você está passando esse momento e crie um soneto, lembrando que soneto é um poema constituído por dois quartetos e dois tercetos. Dê um título sugestivo e boa escrita!
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