Data:14/05/2020-Professora:Adriana Costa-Disciplina:Arte-Conteúdo:Música e arte abstrata.
Bom Dia,queridos alunos!Hoje daremos continuidade a ao conteúdo da nossa penúltima aula que foi sobre arte abstrata.observe a obra abaixo,copie o conceito sobre o artista e a seguir ouça a música e siga as orientações deixadas para vocês.
Nossa primeira atividade foi baseada
no Movimento Abstracionismo, mais
especificamente no trabalho de Wassily Kandinsky que utilizou a música de
Schönberg como base de algumas de suas pinturas.
Kandinsky era fã de música a ponto de
afirmar que:
"Depois da música, a pintura é a
segunda das artes impensável sem construção."
Em algumas pinturas ele tentou
expressar o que sentia ao ouvir uma composição musical através de uma
composição visual com uso de linhas, formas e cores. Mas ele disse que não
queria "pintar música", ele queria mais do que isso:
"Para o artista criador que quer
e que deve exprimir o seu universo interior, a imitação das coisas da natureza,
ainda que bem sucedida, não pode ser um fim em si mesma. E ele inveja a
facilidade com que a mais imaterial das artes, a música o consegue.
Compreende-se assim que o artista se volte para ela e que se esforce por
descobrir e aplicar processos similares. Daí, a existência em pintura da atual
procura de ritmo, da construção abstrata, matemática, e também do valor que
hoje em dia se atribui à repetição dos tons coloridos, ao dinamismo da
cor."
ATIVIDADE PRÁTICA:
MÚSICA E ARTE ABSTRATA
A proposta é ouvir uma música e
tentar abstrair dela as cores, as formas e as linhas que melhor expressem o que
estão sentindo. Difícil? Um pouco rs....Eu diria que mais subjetivo impossível!
Mas os alunos se saem muito bem. Mais do que isso, conseguimos nos desprender
da ideia de que arte tem que seguir regras e ser certinha e bonitinha .
MÚSICA - 3ºA (Acordeon):
|
0
|
Comentários
Postar um comentário