Data:25/05/2020-Professora:Fabiana Rodrigues-Disciplina:Língua portuguesa-Conteúdo:interpretação de texto,sinais de pontuação,produção de texto :reportagem ,

Bom dia! Sejam bem-vindos,bem-vindas!Com a graça de Deus iniciamos mais uma semana de aulas REANP que assim como as outras semanas que passaram esta seja abençoada e que todos nós tenhamos consciência de nossos direitos e deveres e lembrar sempre que meu direito termina aonde começa o do próximo.
Leiam os textos com atenção,assista ao vídeo,desenvolva as atividades com capricho e letra legível e postem no número particular do professor!

8º ano

Interpretação de Texto

Irapuru: o canto que encanta

          Certo jovem, não muito belo, era admirado e desejado por todas as moças de sua tribo por tocar flauta maravilhosamente bem. Deram-lhe então o nome de Catuboré, flauta encantada. Entre as moças, a bela Mainá conseguiu o seu amor; casar-se-iam durante a primavera.
          Certo dia, já próximo do grande dia, Catuboré foi à pesca e de lá não mais voltou.
          Saindo a tribo inteira à sua procura, encontraram-no sem vida, à sombra de uma árvore, mordido por uma cobra venenosa. Sepultaram-no no próprio local.
          Mainá, desconsolada, passava várias horas a chorar sua grande perda. A alma de Catuboré, sentindo o sofrimento de sua noiva, lamentava-se profundamente pelo seu infortúnio. Não podendo encontrar a paz, pediu ajuda ao deus Tupã. Este, então, transformou a alma do jovem no pássaro irapuru, que, mesmo com escassa beleza, possui um canto maravilhoso, semelhante ao som da flauta para alegrar a alma de Mainá.
          O cantar do irapuru ainda hoje contagia com seu amor os outros pássaros e todos os seres da natureza.
SILVA, Waldemar de Andrade e. Lendas e mitos dos índios brasileiros.
São Paulo FTD,1999.

1) Podemos dizer que o objetivo dessa história é explicar a origem de algo. Justifique essa afirmativa.

2) O final da história surpreende o leitor com um desfecho trágico. Releia o penúltimo parágrafo e relate o que aconteceu, mencionando os fatos principais.

3) Compare a linguagem que você usou para escrever a resposta anterior com a linguagem da lenda.
a) Qual das duas é mais poética?

b) Qual delas provocaria mais emoção no leitor?


Gramática

Ponto-final (.)
É empregado para encerrar o período e nas abreviaturas.

Ponto e vírgula (;)
·     Separa orações de um período longo em que já existam vírgulas.
·     Separa os itens de enunciados, leis, decretos, considerandos, regulamentos.

Vírgula (,)
·     Separa elementos de uma enumeração.
·     Separa vocativos e apostos.
·     Separa orações intercaladas.
·     Separa adjuntos adverbiais no início ou no meio da frase.
·     Indica elipse do verbo, isto é, supressão de um verbo subentendido.
·     Separa expressões explicativas.
·     Nas datas, separa o nome do lugar.

Aspas (“ ”)
·     Destacam palavras ou expressões, palavras estrangeiras ou gírias, artigos de jornais ou revistas, títulos de poemas.
·     Antes e depois de citações ou transcrições textuais.
·     Indicam a fala de uma pessoa (em substituição ao travessão, no discurso direto).

Dois-pontos (:)
Empregados antes de enumerações, exemplificações, citações, fala direta, declaração de outra pessoa e orações apositivas.

Ponto de interrogação (?)
Indica pergunta direta. Se associado ao ponto de exclamação, indica uma pergunta admirada.

Ponto de exclamação (!)
Indica surpresa, espanto, admiração, ordem.

Travessão (—)



É empregado para indicar o discurso direto nos diálogos, para isolar palavras ou frases e para estacar uma parte de um enunciado. O travessão pode, às vezes, substituir a vírgula ou os parênteses.

Reticências (...)
Indicam interrupção do pensamento, dúvida, hesitação ou sugestão.

Parênteses ( )
Intercalam palavras e expressões de explicação ou comentário.

1) Escreva o nome de cada sinal de pontuação destacado e explique sua função nos trechos a seguir.

a)
          No Brasil, o cordel surgiu na segunda metade do século XIX e expandiu-se da Bahia ao Pará, antes de alcançar outros Estados.


b)      
          Os folhetos, vendidos nas feiras, tornaram-se a principal fonte de divertimento e informação para a população...


c)
          Poetas, declamadores, editores, ilustradores, desenhistas, artistas plásticos, xilogravadores, e folheteiros, como são conhecidos os vendedores de livros, já podem comemorar, pois agora a literatura de cordel é Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro, anunciou o órgão, em reunião...



d)
          ...Meu pai, agricultor muito pobre, era possuído de uma pequena parte de terra...



2) Releia estes versos:

Acordei de madrugada
e comecei a fazer risco...
Pedi licença ao poeta,
meu mestre Antonio Francisco,
E puxei pela memória
para escrever essa história
que chegou como um corisco:  

Responda;
a) Com que intenção as reticências foram empregadas no segundo verso dessa estrofe?

b) E com que intenção os dois-pontos foram empregados?



Produção de Texto

Tema central: Reportagem: valores sociais.
Introdução: “A palavra é o meio de que cada um de nós se utiliza para dizer do outro, para constituí-lo, defini-lo, categorizá-lo. Identidades não são, pois, fixas, mas construídas nas e pelas relações que estabelecemos com o mundo. É a forma com que os outros me olham, me significam e como estabeleço relação com estes processos sociais, que me constituem como sujeito. A construção de identidades está, assim, relacionada com o lugar de onde vemos, submetida àquele que vê, que ouve, que assiste, que lê. É também de igual importância neste processo aquilo que se mostra, sobre o qual se narra, se escreve.”


É pensando no quão valiosa é a palavra e o quanto uma verdade pode ser reconstruída nos meios midiáticos, que será proposta uma produção de texto no gênero reportagem. O tema gerador para a escrita dessa reportagem será “Valores humanos: tão caros, tão necessários!”

Procedimentos
Vídeo
Assista ao belíssimo vídeo produzido em Portugal sobre o valor da honestidade: o que você faria se encontrasse uma carteira perdida antes de uma final de campeonato? Você a devolveria ou não? E se dentro dessa carteira tivesse as referências do dono, como um fanático torcedor do seu time rival? O que você faria? Veja o vídeo...




Assuntos sugeridos para a escrita da sua reportagem: “O valor da honestidade”, “Ser honesto no Brasil”, “Os limites do outro”...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Data: 28/10/2020 – Professora: Nilda Rodrigues dos Santos Lima - Disciplina: Língua Inglesa – Conteúdo: Correção das Atividades do dia 21/10/2020.

Data:27/11/2020 - Professora: Gilda Mendes - Disciplina: História - Conteúdo: Revolta dos Malês

Data: 05/11/2020 - Professora: Astrid Lara - Disciplina: Ensino Religioso - Conteúdo-Famílias inteligentes financeiramente