Data: 13/08/2020 - Professora: Astrid Lara - Disciplina: Ensino Religioso - Conteúdo: livros Sagrados ( continuação da aula anterior)

Bom Dia! Caros alunos vamos iniciar mais um dia da aula online. Que esse dia  seja repleto de  paz para todos e que conscientizamos de nossas  responsabilidades e deveres. Essa aula  é composta  de textos que deverão ser lidos com atenção  e atividades que deverão ser realizadas para fixação dos conteúdos postados. 



Orientações
 👇
1-leiam todos os  textos com atenção.

2-Assistem os vídeos.

3Se houver dúvida esclareça com o professor no seu grupo de estudo.

4- Faça o cabeçalho das suas atividades com o nome completo, série, data e tema da aula.

5Copie e responda as atividades.

6Observe se a foto ficou 
legível, se tem como ampliá-la e ler para depois enviá-la



Vamos inciar nossa aula

 pedindo ao Espìrito

 Santo que nos ilumine

 nesse dia e que todas 

as  nossas ações sejam

 conduzidas pelo mesmo

 espìrito.



 Oração


Pai nosso que estais nos céus

Santificado seja o vosso nome
Venha a nós o vosso reino
Seja feita a vossa vontade
Assim na terra como no céu

O pão nosso de cada dia nos dai hoje
Perdoai as nossa ofensas
Assim como nós perdoamos
A quem nos tem ofendido
E não nos deixeis cair em tentação
Mas livrai-nos do mal, amém



Correção dos exercícios da aula dia 06/08/2020

1- é um registro das palavras exatas reveladas por Deus por intermédio do anjo Gabriel ao Profeta Mohammad

 

2no livro sagrado protestante possuem no cânone de textos sagrados de suas Bíblias somente 66 livros: 39 livros no Antigo Testamento e 27 livros no Novo Testamento. A Igreja Católica inclui sete livros e dois textos adicionais ao Antigo Testamento como parte de seu cânone bíblico

 

3- em duas partes: Antigo Testamento e Novo Testamento

 

4-foi o Sutra do Diamante, um texto budista, de que é conhecida uma edição de 868 d.C.

 

5-Livros Sagrados são conjuntos de textos que são considerados de inspiração divina ou recebidos diretamente de Deus.

 

6-Gêneses



Tema da aula:
👇 
Livros Sagrados ( continuação da aula anterior)

Sunnah ou Hadith


A Sunnah ou Hadith são a segunda fonte da qual os ensinamentos do Islam são esboçados. Hadith significa literalmente um dito transmitido ao homem, mas em terminologia islâmica significa os ditos do Profeta (paz esteja com ele), sua ação ou prática de sua aprovação silenciosa da ação ou prática. Hadith e Sunnah são usados intercaladamente, mas em alguns casos são usados com significados diferentes.

. Analisando o problema, podemos visualizar três possibilidades:

1. A obrigação do profeta era apenas transmitir a mensagem e nada mais foi requerido dele.

2. Ele tinha que não apenas transmitir a mensagem mas também agir de acordo com ela, e explicá-la. Mas tudo era para um período especificado e, depois de sua morte, o Quran se torna suficiente para a humanidade.

3. Ele não tinha nenhuma dúvida para transmitir a Mensagem Divina, mas era também sua obrigação agir de acordo com ela e explicá-la para as pessoas. Suas ações e explicações são origem dos ensinamentos para sempre. Seus ditos, ações, práticas e explicações são origem de luz para todo muçulmano em todas as épocas.

O Hadith é tão importante que, sem ele, o Livro Sagrado e o Islam não podem ser completamente compreendidos ou aplicados na vida prática do fiel.

Torá


Torá (do hebraico, significa instrução, apontamento, lei) é o nome dado aos cinco primeiros livros do Tanakh (também chamados de Hamisha Humshei Torah, as cinco partes da Torá) e que constituem o texto central do judaísmo. Contém os relatos sobre a criação do mundo, a origem da humanidade, o pacto de Deus com Abraão e seus filhos, e a libertação dos filhos de Israel do Egito e sua peregrinação de quarenta anos até a terra prometida. Inclui também os mandamentos e leis que teriam sido dadas a Moisés para que entregasse e ensinasse ao povo de Israel.

Chamado também de Lei de Moisés (Torah Moshê), hoje a maior parte dos estudiosos são unânimes em concordar que Moisés não é o autor do texto que possuímos, mas sim que se trate de uma compilação posterior. Por vezes, o termo Torá é usado dentro do judaísmo rabínico para designar todo o escopo da tradição judaica, incluindo a Torá escrita, a Torá oral (ver Talmud) e os ensinamentos rabínicos. O cristianismo, baseado na tradução grega Septuaginta, também conhece a Torá como Pentateuco, que constitui os cinco primeiros livros da Bíblia cristã.

Divisão da Torá

As cinco partes que constituem a Torá são nomeadas de acordo com a primeira palavra de seu texto, e são assim chamadas:


·         Bereshit - No princípio conhecido pelo público não judeu como Gênesis

·         Shemot - Os nomes ou Êxodo

·         Vaicrá - E chamou ou Levítico

·         Bamidbar- No ermo ou Número

·         Devarim - Palavras ou Deuteronômio


Geralmente suas cópias feitas a mão, em rolos, e dentro de certas regras de composição, usadas para fins litúrgicos, são conhecidas como Sefer Torá, enquanto suas versões impressas, em livro, são conhecidas como Chumash.

Origens e desenvolvimento da Torá

A tradição judaica mais antiga defende que a Torá existe desde antes da criação do mundo e foi usada como um plano mestre do Criador para com o mundo, humanidade e principalmente com o povo judeu. No entanto, a Torá como conhecemos teria sido entregue por Deus a Moisés, quando o povo de Israel após sair do cativeiro no Egito, peregrinou em direção à terra de Canaã. As histórias dos patriarcas, aliados ao conjunto de leis culturais, sociais, políticas e religiosas serviram para imprimir sobre o povo um sentido de nação e de separação de outras nações do mundo.

De acordo com algumas tradições, Moisés é o autor da Torá, e até mesmo a parte que discorre sobre sua morte (Devarim Deuteronômio 32:50-52) teria sido fruto de uma visão antecipada dada por Deus. Outros defendem que, ainda que a essência da Torá tenha sido trazida por Moisés, a compilação do texto final foi executada por outras pessoas. Este problema surge devido ao fato de existirem leis e fatos repetidos, narração de fatos que não poderiam ter sido escritos na época em que foram escritos e incoerência entre os eventos, que mostra a Torá como sendo fruto de fusões e adaptações de diversas fontes de tradição. A Torá seria o resultado de uma evolução gradual da religião israelita.


Exrécicios

1-Explique o que é a Summah ou Hadith.


2- O que significa Hadith?


3- Qual livro sagrado é também conhecida como as leis de Moisés?

4-Como está dividido o Torá?

  

5  5-De acordo com as tradições quem é o autor do Torá?


    

   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Data: 28/10/2020 – Professora: Nilda Rodrigues dos Santos Lima - Disciplina: Língua Inglesa – Conteúdo: Correção das Atividades do dia 21/10/2020.

Data:27/11/2020 - Professora: Gilda Mendes - Disciplina: História - Conteúdo: Revolta dos Malês

Data: 05/11/2020 - Professora: Astrid Lara - Disciplina: Ensino Religioso - Conteúdo-Famílias inteligentes financeiramente