Data: 06/05/2020 - Professora: Astrid Lara - Disciplina: Geografia - Conteúdo:Desenvolvimento e subdesenvolvimento

Bom Dia!caros alunos vamos iniciar mais um dia da aula online. Que esse dia  seja repleto de  paz para todos e que conscientizamos de mossas  responsabilidades e deveres. Essa aula  é composta  de textos que deverão ser lidos com atenção , videos que deverão ser assistido e atividades que deverão ser realizadas para fixação dos conteúdos postados. 

    Estou observando que vários alunos não estão assistindo os vídeos  e lendo os textos por completos antes de inciar as atividades.


Regras a serem cumpridas

1- leiam todos os  textos com atenção.
2-Assistem o vídeo.
3- Se lhouver dúvidade esclareça com o professor.
4- Faça o cabeçalho das suas atividade com o nome completo, série, data e tema da aula.
5- Copie e responda as atividade.
6- Observe se a foto ficou legível, se tem como amplia-la e ler para depois emviá-la



Vamos iniciar a nossa aula com a correção dos execícios dados na aula do dia 22 onde trabalhamos Território e minorias nacionais



CORREÇÃO


1-Observe o mapa: conflitos separatistas no mundo e diga em quais continentes ocorrem esses conflitos?
Ásia, Europa e África

2-Explique o que são minorias nacionais.
nações cuja população se encontra sob a autoridade de governos de outras nações

3-Cite um exemplo de nação que levou muito tempo para conquistar sua soberania.
nação judaica

4-Qual povo não possui um estado próprio?
o povo árabe palestino

5-O que reivindicam os grupos separatistas?
a criação de um estado soberano
6-Onde se localiza os povos bascos?

estende-se do norte da Espanha até o sudeste da França
7-Que povos são considerados a maior nação do mundo sem território autônomo?
curdos
8-A que se deve os conflitos na Irlanda do Norte?
-em razão da rivalidade existente entre protestanes e católicos

9-Onde estão localizados os Chechenos?
entre o sudeste da Europa e o sudoeste da Ásia na região do Cáucaso

10-De qual país a Chechênia se declarou independência? O que fez o governo desse país para conter essa separação?
da Rússia. Enviou para a Chechênia tropas militares com o objetivo ee restabelecer o domínio e combaater grupos separatistas

11-O que significa a sigla ETA?
Patria Basaca e Liberdade

12-O que fez o ETA entre 1980  e 1990?
praticou diversos atentados que vitimaram  centenas de pessoas na Espanha

13-O grupo separatista basco ETA anunciou nesta segunda-feira um cessar-fogo "permanente, geral e verificável", em um comunicado enviado ao jornal "Gara", habitual canal de comunicação da organização. O grupo, porém, não informou se concordará em entregar suas armas, uma das principais exigências do governo espanhol.
"O ETA decidiu declarar um cessar-fogo permanente e de caráter geral, que poderá ser verificado pela comunidade internacional", diz o comunicado. "Este é o compromisso firme do ETA com um processo de solução definitivo e com o final do confronto armado", acrescenta a nota publicada em inglês, espanhol e euskera.
Último Segundo, 10 jan. 2011. Disponível em: http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo. Acesso em: 05 jun. 2015.
O ETA integra o movimento separatista da Espanha que luta pela independência na região:
a) da Catalunha
b) da Navarra
Xc) do País Basco
d) da Galícia
e) de Madrid




  Tema da Aula de hoje: 

Desenvolvimento e subdesenvolvimento






Definição e características dos países desenvolvidos

Um país desenvolvido é aquele que tem elevado nível de desenvolvimento industrial, baseando sua economia em tecnologia e manufatura em vez da agricultura.
Os recursos produtivos são totalmente utilizados, resultando em um aumento na produção e no consumo, o que leva a um alto nível de renda per capita e do PIB.
Além disso, os países desenvolvidos têm um padrão de vida mais alto em relação à educação e também têm maior expectativa de vida. A mortalidade infantil, taxa de mortalidade e taxa de natalidade são baixas.Todas essas características fazem com que possuam um alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
O termo “país desenvolvido” é utilizado como sinônimo de país industrializado, país de primeiro mundo ou país pós-industrial. Alguns exemplos de países desenvolvidos são Austrália, Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, Noruega, Suécia, Suíça e Estados Unidos.

Definição e características dos países subdesenvolvidos


Um país subdesenvolvido é aquele que tem um escasso nível de industrialização, um padrão de vida relativamente modesto, e um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de moderado a baixo.
Os cidadãos dos países subdesenvolvidos têm um padrão de vida baixo a médio. Nem todos os fatores produtivos são usados em sua totalidade e sua capacidade tecnológica é devassada. Há também uma distribuição desigual de renda nos países subdesenvolvidos e grande parte da riqueza está concentrada na mão de poucas pessoas.
As taxas de nascimento e morte são mais altas do que em países desenvolvidos. A taxa de mortalidade infantil também é alta devido à má nutrição, escassez de serviços médicos, infraestrutura e pouco conhecimento sobre saúde.
Esses países geram suas receitas através do setor agrícola ou dos setores de serviços, e não tem uma economia muito estável. Por isso, dependem dos países desenvolvidos para apoiá-los no estabelecimento de indústrias.
Alguns exemplos de países subdesenvolvidos são Colômbia, Índia, Quênia, Paquistão, Sri Lanka, Tailândia e Turquia.



EXPLICAÇÃO



Exercícios

1-A respeito do “subdesenvolvimento” é correto afirmar que:
a) o subdesenvolvimento é uma situação socioeconômica caracterizada por dependência econômica e grandes desigualdades sociais.  
b) antes de serem países desenvolvidos, Inglaterra, França, Bélgica e Alemanha passaram pelo subdesenvolvimento.
c) neste final de século, a principal contradição da ordem mundial é o conflito Leste × Oeste, isto é, entre os países ricos e os países pobres.
d) as disparidades socioeconômicas entre os países surgem com as grandes navegações (séculos XV e XVI), daí se formando os países subdesenvolvidos.

2-Analise as informações abaixo:
I. Predomínio do setor primário nas atividades produtivas;
II. Industrialização realizada por empresas estrangeiras;
III. Balança comercial constantemente favorável;
IV. Dependência tanto econômica quanto tecnológica.
Dentre as afirmações acima, podemos considerar como característica dos países subdesenvolvidos:
a) Apenas a afirmativa I
b) Apenas as afirmativas I e II
c) Apenas as afirmativas III e IV
d) Apenas as afirmativas I, II e IV 
e) Todas as afirmativas.

3-Observe o mapa abaixo:
Organização mundial dos países
Com base na imagem, assinale a alternativa INCORRETA:
a) Foi elaborada com base em critérios econômicos
b) Em azul estão os países desenvolvidos e, em vermelho, os subdesenvolvidos.
c) Em vermelho estão aqueles países que, em maior ou menor grau, passaram por governos socialistas ou por influências da extrema esquerda. 
d) Representa o panorama da ordem política e econômica internacional na atualidade

4-Não é correto afirmar que o subdesenvolvimento é uma ausência de desenvolvimento, mas, sim, a incompletude deste. Dessa forma, existem alguns critérios que definem se um país é ou não é subdesenvolvido. As afirmativas abaixo correspondem a esses critérios, exceto:
a) Problemas sociais.
b) Expectativa de vida elevada. 
c) Baixos índices de industrialização.
d) Dependência econômica e tecnológica.
e) Problemas com infraestrutura.


5-“Essa questão é recorrente aos problemas relacionados à Divisão Internacional do Trabalho, em que os países periféricos exportam matérias-primas e produtos industrializados de baixa tecnologia e importam produtos tecnológicos ou sistemas de tecnologia, geralmente vinculados à instalação de grandes empresas multinacionais.”
A que característica dos países subdesenvolvidos faz referência o fragmento acima?
a) Dependência econômica
b) Problemas em infraestrutura
c) Baixos índices de industrialização
d) Dependência tecnológica  
e) Problemas sociais



6-O fim das disputas ideológicas da guerra fria (1945-1991) tornou as diferenças socioeconômicas mais evidentes. Surgiu então um novo conflito marcado pelas contradições entre:
a)Norte (desenvolvido) e Sul (subdesenvolvido)
b) Leste (socialista) e Oeste (capitalista)
c) Primeiro Mundo, Segundo Mundo e Terceiro Mundo
d) Metrópoles e Colônias

7-O desenvolvimento industrial baseado na substituição de importações e na atração de capitais estrangeiros dentre outros, explica o surto industrial verificado a partir da década de 1950:
a) Na Europa Oriental.
b) Na Coreia do Sul e em Taiwan.
c) Na China e na Índia.
d) No Brasil e no México.
e) No Peru e na Bolívia.







8-Marque a resposta certa:  Sobre o conceito de região e suas aplicações, julgue as afirmativas como verdadeiras ou falsas e marque a única afirmativa falsa.
a. As regionalizações são construções humanas, já que são os seres humanos que determinam os limites entre as regiões. Portanto, os limites das regiões não são estáticos.
b. Qualquer região deve ser estudada como uma unidade homogênea, que não possui diversidades internas, nem relação com outros espaços.
c. As regiões são importantes ferramentas de trabalho para a Geografia, porém seu estudo requer cuidados para que não se caia em generalizações erradas ou exageradas.

9-Segundo cálculos realizados pelo Pnud, qual a porcentagem de população mundial  em 2015 que vivem em países com renda per capita menor do que a média mundial?

10-Observe a tabela da pag 83 para responder a questão abaixo

11-Qual o significado da sigla PIB?

 12-Cite uma das principais causas das desigualdades socioeconômico dos países :

13-Cite duas características dos países:
a)desenvolvidos-
b)subdesenvolvidos-


14- Como esta classificado o Brasil de acordo com o nível de desenvolvido?


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Data: 28/10/2020 – Professora: Nilda Rodrigues dos Santos Lima - Disciplina: Língua Inglesa – Conteúdo: Correção das Atividades do dia 21/10/2020.

Data:27/11/2020 - Professora: Gilda Mendes - Disciplina: História - Conteúdo: Revolta dos Malês

Data: 05/11/2020 - Professora: Astrid Lara - Disciplina: Ensino Religioso - Conteúdo-Famílias inteligentes financeiramente